23 de dez. de 2010

The th(k)in(k)g(s) you h(r)a(re)t(h)e al(l)m(l)ost!



 Ontem acabei de assitir um filme que começei a ver fazia muito tempo, Greenberg (O Solteirão), e fui enganado pelo título em português... Quando o vi jurei que era uma espécie de comédia romântica, algo sobre um cara sem valor que encontra uma garota e tenta não ter um relacionamento sério... Apenas mais um filme de seção da tarde. Para minha surpresa (e felicidade) o filme, na verdade, mostra as relações humanas e o quão banal a vida pode ser... Um filme que não leva nada a lugar nenhum porém um ótimo filme, cru, limpo, reto, verdadeiro - me lembra muito os filmes do começo da carreira do Ben Stiller (protagonista).

 Ele fala das relações e de como as pessoas complicam elas, fala dos sonhos e de como as pessoas banalizam eles, falam das amizades e de como as pessoas são egoístas, mostra que o mundo não é justo mas é seu e sempre se tem tempo para tentar mudar tudo com um pouco de esforço extra. Então notei o abismo onde as pessoas botaram o mundo, nada tão apocalíptico - algo bem banal mesmo - e não vou dizer coisas como na minha época ou são todos assim pois isso seria mentira - ainda é minha época e existem exceções, porém são poucas, muito poucas. 


 No meu e-mail recebi alguns spams e tive que rir de um que falava sobre o horóscopo (o meu, de libra) o seguinte: Frase que mais odeia ouvir O mundo não é cor-de-rosa. Eu ri apenas pela coencidência de realmente ser a coisa que eu mais odeio ouvir. O mundo realmente não é cor-de-rosa mas ele também é cor-de-rosa pelo simples motivo que: O Mundo tem as cores que VOCÊ pintar. Mas é um pouco mais complicado que isso, não? Se trata de uma pintura feita por vários (bilhões) de pintores, alguns anônimos e alguns famosos. Podemos fazer nossa parte, mesmo que pequena, e deixar o mundo com cores agradáveis ou apenas colorido - pois não podemos agradar a todos, mas o importante é não pintar com cores que prejudiquem os outros. Ninguém é monocromático e, se o faz, está apenas escondendo sentimentos - mentido para si mesmo.

 Pensando sobre cores belas e cores - teoricamente - feias, recordei de um episódio dos tempos de escola: Cada aluno teria que escolher uma cor e fazer uma composição usando apenas variações daquelas cores. As cores que mais me agradam são o verde e o azul, porém sou muito fã do preto (e cinzas), só que foram as cores que 80% da turma escolheu para trabalhar e ser apenas mais um é algo que não combina muito comigo. Então dei uma volta pela sala para ver que cores estavam usando... Vermelhos, rosas, amarelos, azuis e verdes... Sentei em meu lugar e esparramei o estojo de lápis de cor sobre a mesa, fitando-o por um certo tempo. Eis que eu vi: o marrom. Eu tinha um marrom que se assemelhava ao vermelho (cor de tijolo), ao amarelo (próximo do dourado) e ao preto (marrom bem escuro, ébano), entre as outras variações do marrom. Percebi então que era a cor com mais variações tonais que eu possuía e que realmente seria muito divertido usar toda a gama que eu possuía.

 Pus-me a criar uma composição abstrata de linhas e círculos e usei todas as variações no máximo de combinações possíveis e com isso ganhei um 10 e um Ooooohhhh! pela surpresa de como uma cor feia poderia fazer um trabalho tão bonito.

 Eu vejo todo dia as pessoas menosprezando certos sentimentos ou situações por julgar que elas são negativas  ou feias. Na verdade elas estão aqui para nos ensinar o que temos que aprender com ela, sendo a dor, a raiva, a tristeza... Não esotu dando aquele discurso - o qual também odeio - de que apenas através da dor se aprende ou apenas errando se vence. Estou apenas dizendo que: Cada qual tem sua função, sua beleza e a hora de agir.


 Nossa vida e nosso caminho são compostos de diversas cores... Todos usamos de todas as cores que temos, alguns enfocam mais umas do que outras, mas isso não faz que elas deixem de existir ou que sejam ruins. Temos que valorizar as cores que gostamos e respeitar as cores que nos completam, todos temos cores, amores e sabores... Mesmo que negando ter um vermelho ou um índigo, não pode fugir do fato que pelo menos uma escala tonal daquela cor você tem... É só olhar direito.

 Eu sei que estou cansado... 
Não fisicamente...
Não mentalmente...
Estou simplesmente cansado e sem vontade.
Cores usadas de forma errada... Na hora errada... Ou abandonadas... Disperdício.




2 comentários:

Peh disse...

Já te disse que tu é uma pessoa incomum?

Mayra disse...

Irmão, acho q já a gente já conversou sobre as cores uma vez...e saiu algo como vc verde e eu rosa com bolinhas brancas ^^
"O mundo tem as cores que você pintar"... mas falamos de flores tb em como pintar flores "incolores" e ter a cor certa... eu não lembro direito mas foi isso aí *desmemoriada*
Mas enfim... que cor vc é?