13 de dez. de 2010

Segunda-feira nada Segunda-feira


De todas as segundas-feira creio que essa realmente se superou: frio, chuva; ótimo tempo para se ficar em casa e dormir até tarde, ler um bom livro - relaxar. Acho que arrumaram errado a escala de dias e um possível domingo frio e chuvoso para descanço dos amantes de filmes e livros se tornou uma segunda para testar o seu sono e sua paciência. 

Antes que me entendam errado: Eu realmente gosto de dias como esse. São dias perfeitos, se pode ficar aquecido com poucas peças de roupas, não faz calor, você pode assistir qualquer filme em um dia assim, guloseimas caem muito bem num dia como hoje, não faz calor, dias nublados tornam o verde das árvores mais profundo - eu já falei que não faz calor?

Mas alguém se enganou seriamente, talvez devido à algum feriado no setor místico-galático o domingo virou segunda. E agora? É um daqueles dias em que sair debaixo dos cobertores, edredons, mantas, se torna um esforço sem tamanho(domingo?), um dia em que se conta as horas para apenas relaxar (sexta-feira?), um dia que se está entediado pela falta de algo (quarta-feira?), uma data onde pareçe que o pior já passou (terça?), uma sensação estranha de que ainda se tem muito tempo para descançar (sábado?) e de que logo logo tudo acaba (quinta!). Tudo menos segunda-feira. Esta realmente não se pareçe nada com uma típica (ou até mesmo atípica) segunda-feira. A única coisa que ela se pareçe mesmo com qualquer outra segunda é a insuportável sobrecarga de trabalho. Não é estranho como toda segunda-feira pareçe infinitamente cansativa? E nem se dá tanto pelo ócio do domingo - meus finais de semana são sempre conturbados - mas sim pela avalanche de coisas para a semana.

Pobre segunda, é quem carrega o peso de todos os outros dias, um pilar que sustenta todo o esforço semanal. É quem leva toda a culpa dos desastres e mantêm-se calada. Nobre segunda, tem a terrível responsabilidade de superar as expectativas do maravilhoso domingo. Para quem viaja é dia de se informar, para quem trabalha no domingo é dia de reclamar, para quem apenas curtiu é o dia de voltar à rotina e para quem não se importa é o dia do descaso; pobre segunda.
Por isso deixo minha pequena homenagem à segunda-feira que, apesar de ser odiada por todos (e alguns mais) é o dia mais lembrado e mais importante de nossa semana.

Se você está meio chateado por ser segunda: Não fique assim! Use ela para projetar e traçar planos. Se deixar o tempo apenas para as reclamações ele acabará ficando chateado e tornará sua semana arrastada e lenta.

Tente algo diferente da impaciência rotineira: Saia (numa segunda? Claro!), assista um bom filme (o cinema é mais barato em segundas do que em domingos!), leia novamente aquele bom livro (ou ache algum autor novo e desafiador), ponha sabor em sua segunda e tenha certeza de que a semana será muito mais nutritiva.

Não é Garfield...?

Bem... Nem todos conseguem.

Nenhum comentário: