8 de dez. de 2010

Piada sem graça

Inundações, enchentes, queimadas, câncer, evolução dos vírus e bactérias, dívidas exponenciais...

Não tem mais graça...

Passos óbvios que são prelúdio do inevitável, ruína criada pelos próprios homens. Uma piada sem graça contada repetidas vezes e então todos se calam e se mutilam para continuar acreditando... Mesmo que já tenha perdido a graça. É uma velha estória que todos já sabem como acaba, é aquele velho conto que todos já sabem que é mentira, é aquela velha mania que todos já sabem se tratar de birra. É uma piada que já perdeu a graça.

Tinha graça quando se tomava Rádio (sim o elemento químico) querendo ganhar os poderes que a radiação supostamente trazia e curar-se de doenças. Tinha graça quando não se havia acesso à informação e tiranos subiam ao poder, nada podia ser feito senão marchas violentas e guerras civis. Tinha graça quando todos eram fadados a viver sobre a doutrina que seus pais lhe obrigavam a seguir, nadando na cultura local sem escolha alguma.

Não tem mais graça...

Catástrofes: pessoas lamentando da morte terrível de familiares - que ajudaram a matar. Roubos: pessoas reclamando da política de segurança - que botaram no poder. Mortes: pessoas choram os cadáveres do cotidiano - que pessoas mataram.

Todos ajudam com o lixo das inundações, com as bactérias e os vírus evoluindo cada vez mais... Mas é mais fácil eleger um culpado. Como poderá haver evolução sendo que seu sonho é ter 2.3 filhos, uma casa branca, um marido bem-sucedido para pagar as contas e um amante para fugir de si mesma? Como poderá haver evolução sendo que seu sonho é ter o carro do ano, uma boa casa, uma mulher que crie bem seus filhos e uma amante para relaxar?

Todos querem culpar mas todos querem ir pro inferno - para o céu requer muito esforço. Todos querem culpar mas todos querem que você escolha - escolher significa ter responsabilidades. Todos querem culpar mas todos querem não ter que admitir - erros sujam a própria alma e isso não sai com um banho. Todos querem culpar mas ninguém ajuda - a maior hipocrisia é apontar a hipocrisia alheia sendo hipócrita (mais fácil mentir e se fazer de vítmia, não?). Todos querem culpar e acabam se esquecendo que ele/ela está do seu lado.

Não tem mais graça....

Incontáveis correntes com pensamentos positivos, frases de efeito e revoltas contra determinadas injustiças: Isso é o seu melhor? Textos e poemas que circulam o mundo tocando milhões de pessoas: Analfabetas. Protestos e vaias, reclamações e críticas: Hipócritas.

Ler os livros sagrados e não entender nada. Escutar os esinamentos e ouvir apenas o que lhe agrada. Aprender e se envolver apenas com o que lhe importa. Escolher caminhos e segui-los apenas quando oportuno. Falar opiniões e mudá-las quando pressionado. Sentir ódios e amores e menosprezar os alheios. Perseguir erros e justificar os próprios. 

Isso em nossas mentes - corações bombeiam sangue, apenas isso!

No fundo fica aquela coçeira da irresponsabilidade que você abraçou, fica aquela culpa lhe batendo no ombro cobrando velhas dívidas e para amenizar isso: mente, desvia, engana, manipula, modifica, foge, muda. Todo um esforço que podia ter sido usado antes... Antes que tudo desse errado... Antes que a essa piada perdesse a graça... Antes que o que você mais queria se tornasse ódio... Antes que tudo o que você mais queria te odiasse... Antes que tudo que você mais queria fosse odiar.

Não tem mais graça...

Então usa-se de sofismos... Músicas, conceitos, ditados, citações... Um passado que não é seu e que você tenta corromper para concordar com seu presente e construir um futuro. Colapsos culturais, trocadilhos mal interpretados, frases de duplo sentido, neutralidade e relativização: medo, escudo.

Cego: Não vê que ninguem se importará com seus problemas se você apenas se importar com que lhe agrada? Mudo: Não consegue entender que se todos mentem é por você esconder-se da verdade? Surdo: Não ouve o que a vida lhe diz e reclama quando não seguem seus conselhos?

Ninguém têm a obrigação de fazer nada. Pode matar quem bem entende, roubar o que bem entende... A questão é a consequência disso: Quer morrer? Ser roubado? Ser traido? Ser enganado? Ser menosprezado? Ser injustiçado? Sofrer? Então por que continua repetindo essa piada sem graça?

 Isso se torna ciclo... Isso se torna regra... Isso se torna cultural... Isso se torna você...

Se o Deus que você acredita realmente estiver "la em cima" eu não imagino outra coisa senão ele estar massageando suas têmporas enquanto repete descrente de que alguém vai ouví-lo: 

Não tem mais graça... Essa piada não tem mais graça.

* * *


Eu recebi uma corrente no meu e-mail que falava da suposta vantagem de se ter um amante e que todos deveriam seguir isso, foi repassado por várias pessoas. Eu não consigo confiar em nenhuma delas... Como alguém em sã conciência pode acreditar que enganar é saudável (e ser enganado é errado)? Isso não tem mais graça... Eu li hipocrisias de auto-afirmação de pessoas que eu sei o que fizeram. Vi pessoas falando de capitalismo e de consumo exagerado enquanto encomendavam cartões de crédito gold e compravam artefatos de decoração caros e exóticos. Ouvi pessoas reclamando da incoerência do mundo e vivendo mentiras. Ouvi pessoas dizendo que certos argumentos não valem para objetos diferentes. 

No final todos querem a mesma coisa:

Aquilo que querem, quando querem, como querem, até que ainda queiram. 

Pessoas mimadas, me desculpem se não estou rindo dessa piada... É que ela já perdeu a graça.

Nenhum comentário: