17 de mar. de 2011

Tédio, fundações, festivais e contas.

Se todos soubessem que o frio que passou teria o preço do calor que chegou não iriam ter ficado tão contentes. Tudo bem que essa é a parte do ano que tudo é tédio e suor, pelo menos ao meu ver. Existem pessoas que realmente gostam do verão, respeito elas, eu - pelo contrário - sou fã declarado do inverno e suas mangas longas e esse calor realmente me inquieta. Existem outras coisas que merecem alguma atenção, como os problemas no Japão.

Aqui tem um vídeo que mostra como a água pode ser assustadoramente forte, quando quer. Eu achei curioso pois ela não pareçe estar com tanta força e, mesmo assim, arrancou casas e levou carros. Agora eu me pergunto: Eles não fazem fundações para as casas no Japão? Eu achei curioso que a casa foi arrancada por inteira e saiu boiando como quem passeia num parque. Não sou expert em arquitetura, longe disso, mas foi o que me pareceu: Como se as casas fossem simplesmente postas no chão.

Existem muitos vídeos sobre o ocorrido e, nessas horas, se vê o quanto o preparo se torna importante. Um amigo meu comentou que no Japão cada um tem seu kit para emergências e todos sabem o que devem fazer. Eles possuem um sistema para comunicação e avisos sobre pessoas que estão bem. Quando li à respeito me pareceu algo tão bem pensado que soa como banal ou rotineiro, e de fato - para eles - beira isso. A experiência faz com que se aprenda, pelo bem ou pelo mal.

Enquanto isso no Brasil calor e carnaval. Eu fico me perguntando pra que eles poem data no carnaval se no nordeste existem tantos carnavais fora de época que existe praticamente carnaval o ano todo. Existem alguns tipos de pessoas: Alguns gostam do carnaval, outros dizem que gostam mas na verdade sempre dão uma espiada e do tipo eu - nem liga a televisão. Eu acho a festa de carnaval muito bacana pra economia e a cultura brasileira, só podia tirar a parte da putaria e violência e, antes que alguém pense que sou apenas contra coisas-Brasil, saibam que existem muitos outros festivais culturais mundo a fora que tem seu lado muito negativo. Um deles é a corrida de touros - os caras me soltam os touros e se alguém se machuca ainda culpam os pobres animais! Mas isso existe também no Brasil (ignorem a música). Apesar de achar que o vídeo é fake, provavelmente é em Portugual e alguém upou errado, mas vale a pena ver para gritar uns Eba! quando o touro acerta. Eu faço parte dos que torce pro touro, se eu ver alguém fazendo isso com um animal inocente eu certamente iria dar risada e ficar apontando. Isso soa quase como justiça divina. Na falta do que fazer eles acabam sempre criando algo que prejudica alguém. Se não é sexismo, é racismo ou especismo.

Está calor, os gatos estão crescendo e não estão dando trabalho. A May até pode passear e aproveitar o chão frio da casa e contas e mais contas. 

Recebamos a notícia que nosso aluguel - ao ter o contrato renovado - terá um reajuste de 11% (cerca de R$ 60.00). O ajuste tem como desculpa a inflação e o aumento dos impostos e taxas, um fluxo que não acompanha nossos salários. Eu parei para pensar e notei o quanto isso se torna injusto: Você mora num lugar, paga o aluguel pontualmente, está utilizando a moradia e valorizando ela... E o que você ganha com isso? Um aumento. Não seria mais justo se - anualmente - fosse dado um desconto? Desconto pelo bom-uso, por ter pagado aluguel em dia ou por estar dando dinheiro à eles? Como cliente da imobiliária, receber aumento por estar utilizando o produto oferecido e o serviço da mesma, pelo tempo de uso contínuo soa como irmos num lugar comprar algo e -cada vez que fôssemos - o preço aumentasse... Agora eu me pego na ironia que isso realmente acontece.

Nenhum comentário: