27 de out. de 2010

Nyx




"Lá também está a melancólica casa da Noite;
nuvens pálidas a envolvem na escuridão; Antes delas, Atlas se porta, ereto, e sobre sua cabeça, com seus braços incansáveis, sustenta firmemente o amplo céu, onde a Noite e o Dia cruzam um patamar de bronze e então aproximam-se um do outro."   
Hesíodo - Teogonia

Traz de presente o infortúnio de sua presença prolongada, horas de persistente monólogo. Já lhe disse que sou bom ouvinte e que teus segredos irão morrer em meus lábios, já lhe disse que sou bom ouvinte e que teus medos irão morrer em meus ouvidos, já lhe disse que sou bom ouvinte e que serei teu companheiro. Perca essa angústia de não me encontrar, de me perseguir. Eu estarei aqui quando sua irmã se for e sabes que, mesmo não sendo para ouvi-lá, estarei aqui - me obrigas a isso.

Poderia degustar de qualquer brinde mas insistes no brilho de meus olhos, pegue-os para vós pois me recuso a mantê-los meus por tamanho prolongado tempo. Me desculpe se não lhe olho no rosto enquanto falas mas procuro memórias que me escaparam entre os dedos, caíram pelo chão mas seria demasiado demorado procurá-las e estou preso neste inevitável diálogo. Nem cansado, muito menos motivado, trouxe novamente todas as histórias e nenhuma dela me faz querer ir, ir pra lá. Teu palácio é frio porém confortável, me acomodo bem e sinto que deveria prosseguir e tu me destes este presente que me mantém deste lado. Adorá-la tem seus privilégios e suas sinas: Nós não deveríamos estar conversando sobre este domo negro. 

Sei que ninguém lhe aprecia e que sob sua morada nasceram apenas pragas e desgraças. Sei que sob seu véu se escondem mistérios incompreendidos e sonhos. Sei que apenas um pouco de você nunca é o suficiente - e nunca será - e porém ninguém lhe quer tampouco em excesso. 

Agora que tudo está arruinado lhe faço companhia de boa vontade e não te ofendes? Sabe que não se trata de escolha ou de proposta: Estou contra minha vontade e não lhe escondo isso.
Agora que tudo está arruinado você acha graça.
Agora que tudo está arruinado.

Tudo que lhe peço é que cubra minha fronte com seu manto negro e me deixe fugir. Nos encontraremos em outros lugares e em outros tempos e retornarei sempre que puder. Sei que não fará isso, és egoísta e solitária e roubastes os brilhos de meus olhos para ti já que as sombras apagam os seus.

Está tudo bem, ao teu acaso, resguarda alguns e escraviza outros.
Prefiro escolher por conversar, uma mentira que nos faz amigos e não rivais.

Nenhum comentário: