22 de out. de 2010

Envelheço na cidade~




Todos temos uma trajetória, um legado, ele se baseia em heróis do passado, em músicas que gostamos ou em artistas que idolatramos; e todos nós vivemos por/nesse (esse) legado -  seja diretamente ou de um modo mais minucioso. Alguns estampam faixas e cartazes com feitos e datas e outros simplesmente comemoram em sua paz de espírito, da mesma forma que muitas pessoas cantam suas dores para o mundo enquanto outras sofrem em silêncio (altruísta/egoísta??). Os modos como cada um recebe um elogio, uma reprovação ou um convite refletem muito o que a pessoa vê por legado


Deixamos um rastro - apenas nosso - em nosso simples ato de viver, nosso suspiro, nossas lágrimas, nossos pesares e em nossas gargalhadas (muitas vezes mais de um ao mesmo tempo); esse rastro é como uma pequena pedra arremessada ao acaso em um lago, gesto singelo se visto que nesse lago existem milhões de ondas criadas por outras bilhões de pedras. Isso não muda em nada o valor do seu legado, cada legado tem sua própria importância e deixa seu próprio e único vestígio. Cada legado deixa sua marca, mesmo que confusa e distorcida pelas outras ondas da vida, e essa pegada é a marca de que fizemos nosso melhor, vivemos e sobrevivemos.

Esse lago de superfície cristalina está, às vezes, em conflito e - poucas vezes - em paz. São as guerras dos outros interferindo nas nossas, o cansaço, a decepção, as mentiras, as dores, as angústias... São todo um redemoinho de confusões e obstáculos enquanto afundamos dentro desse lago do viver. 

As vezes desistimos - não somos perfeitos. Afundamos lentamente saboreando cada parte dessa jornada, nos deixando ser abraçados pelo calmo véu do silêncio; ele nos conta estórias e nos faz dormir de modo gentil enquanto descemos para o desconhecido. As vezes nos enfurecemos e debatemos - não somos perfeitos - e engolimos em seco a fúria e a dor. Mas ninguém é perfeito e isso não é desculpa para não tentar. As recompensas vêm de esforços e - sim, é verdade -  o mundo não é um lugar muito bom só pelo fato das pessoas simplesmente ter isso como regra. Na verdade o mundo é feito das cores que escolhemos para ele. Pessimismo e otimismo são distorções - preconceituosas - do que é real.

Todos nós afundamos às vezes, gritamos às vezes, lamentamos às vezes - senão muitas vezes -  mas isso não pode diminuir o nosso legado, nossas conquistas e nossas qualidades. São nossos frutos, o símbolo do que somos, do que fizemos e do que sonhamos.

Um homem é aquilo que ele ama.

No decorrer de nosso trajeto, de nossa caminhada, nos confrontamos com escolhas difíceis: certo, errado, ética, orgulho, egoísmo, altruísmo... E todas essas escolhas geram confusões e definições erradas de quem nós somos. Somos o que amamos, o que pretendemos, aquilo pelo qual lutamos todo dia, pelo qual choramos, pelo qual sangramos e pelo - por que não ? - qual rimos também. Digamos que esse esforço seja um cabo de guerra, algo com valores, porcentagens... 50-50... E de uma ponta fique o egoísmo e na outra o altruísmo, vivemos sempre em conflito com esses dois lados sendo que os dois no extremo são prejudiciais para quem quer que seja. Temos que equilibrá-los, saber doar e saber cobrar. Temos que lembrar que mesmo pequeno, nossos atos, nossas ações, nossa vida e nossos costumes se refletem neste lago e moldam nosso destino. Ao sermos egoístas nos protegemos das guerras alheias e ao sermos altruístas tornamos este lago um lugar melhor de se viver -  e de certa forma estamos fazendo isso para o nosso bem, afinal todos queremos um lugar melhor para se viver e repousar as pernas cansadas, a mente gasta e os olhos enevoados -  e de outro modo ao sermos egoístas machucamos quem nos quer bem, nos fechamos para quem quer nos ajudar e ao sermos altruístas esquecemos de cobrar, esquecemos de nós mesmos e perdemos nossa singularidade - isso quando exagero. 

Quem me acompanha de longa data sabe que sempre quando posto alguma coisa sobre meu aniversário eu uso esta imagem de capa. Pra mim ela representa tudo o que a data simbólica de nosso aniversário significa: Seu esforço do viver, sua trajetória, seu legado lembrados em pequenos gestos, pequenas atitudes, em um recado, um beijo, um abraço ou um simples "oi". Pequenas coisas que nos faz seguir adiante, mais fortes, confiantes, com força e desejo para poder aguentar/viver mais alguns (tomara que muitos) anos que estão por vir. Porém temos que ter sabedoria de saber diferenciar quando o esforço é sincero ou quando se aproveitam da situação para serem avarentos.

Agradeço do fundo do coração as pessoas que lembraram desta data que significa muito mesmo. Eu desejo a elas o mesmo que me foi desejado, felicidades, sucesso, amizade, carinho, força. Agradeço aos recados por mensagens logo de manhã cedo, agradeço pelos telefonemas, pelos recados na internet - tanto por orkut como pelo msn e até algumas passadas rápidas pelo G-Talk - e pelos em pessoa. Agradeço às pessoas que saíram de seus afazeres só para dar um "oi" e -  não menos importante - às pessoas que estão com muitos afazeres e gostariam de estar por perto para conversar e rir, um abraço também para os conhecidos que não tenho muito contato porém, ainda sim, prestaram sua homenagem de forma sincera. Para todas as pessoas mencionadas e ainda para as que ainda irão me felicitar o meu singelo e humilde muito obrigado, mesmo.

Feliz aniversário
Envelheço na cidade
Feliz aniversário
Envelheço na cidade
Feliz aniversário
Envelheço na cidade~ *canta o pequeno gato segurando o pequeno bolo*



Nenhum comentário: