25 de jun. de 2010

Ignorância, MMO's e russos.

Faz um bom tempo que me relaciono com pessoas de vários lugares, bem distantes e exóticos. Nunca tive problema algum com nenhuma cultura, muito pelo contrário, sempre aprendi coisas novas e vi paisagens realmente unicas. Tive uma grande amiga na cidade de Chestham na Inglaterra, conheci um cara muito bacana das Filipinas, uma amiga minha mora atualmente no Japão... Enfim, China, Índia, Rússia, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Japão, Coréia do Sul, México, Argentina, Uruguay, Irlanda, Polônia... Estados Unidos.
Eu vejo muitos pontos positivos nessa maldita inclusão digital; conheci muitas pessoas que, se não fosse por tal facilidade de acesso, eu nem saberia de suas existências. Muito se dá aos jogos e redes sociais (ok, ok, mais aos jogos que às redes sociais) e também à cultura alternativa que não é lá muito popular no Brasil. Mas tenho que confessar uma coisa: Tive um Insight recentemente sobre os (malditos) norte-americanos. Deixe-me explicar:
Sempre tive muita vontade de conhecer o tão aclamado e reverenciado Estados Unidos da América, pelo simples fator qualidade de vida, pensar que em certos lugares certas coisas não são problemas tão graves quanto aqui realmente me fascinou. Não se tem tanta escassez de vontade de viver, desejos fúteis e fast foods. Seria um bom lugar para pessoas com nenhuma expectativa de vida e um lugar melhor ainda para quem tem um bom q.i., só o fato de se viver em um ambiente meritocrático e não patriarcal já me bastava... Mas sempre há um porém. Eu sempre conversava com meu ex-colega de trabalho sobre esses outros lugares tão não-Brasil e suas qualidades e ele, pessimista, sempre dizia que todo lugar é igual: "Pessoas corruptas, mentirosos, desemprego e música ruim". Eu sempre respondia que em um lugar onde existem máquinas em que você coloca uma unica moeda, abre uma portinhola e pega apenas um jornal de uma pilha de vários, não pode ser um lugar com um nível de bom-senso brasileiro.
Recentemente comecei a jogar um determinado MMOG (massive multiplayer online game) chamado League of Legends, se trata de um jogo em time no qual você usa de uma determinada estratégia para enfrentar o time adversário e destruir sua base. Acontece que lá a maioria dos jogadores pertencem ao Canadá e ao Estados Unidos da América, e tem-se como língua a ser usada o Inglês norte-americano. Mas acontece que este servidor foi o primeiro a ser lançado ganhando o título de Global Server e isso fez com que pessoas de várias localidades criassem um login neste servidor, sendo ele o único. Isso tudo causou certo atrito entro pessoas dos Estados Unidos da América e pessoas "estrangeiras" como eles mesmos nos chamam. Isso me faz lembrar dos tempos de escola e uma espécie de modinha que meu amigo e eu lançamos na época: Chamar as pessoas que moram nos E.U.A. de "Estados Unidenses", uma espécie de revolta contra o fato de que, pela lógica, um mexicano e/ou canadense poderia ser chamado de norte-americano, uma vez que a América do Norte é constituída pelos países independentes: Canadá, Estados Unidos da América e México.  Existem alguns territórios marítimos que também fazem parte do continente norte-americano mas não precisamo falar deles no momento. Isso realmente me revoltava, assim como o uso indevido da cruz budista na bandeira do partido nazista (fazendo com que pobres budistas apanhassem na rua por nada...) e todas essas injustiças conceituais causam um sério problema: Elas educam errado o povo!
Agora que todos têm em mente que norte-americano  é quem mora nos E.U.A. demoraria décadas para fazer o povo se acostumar com outro tipo de nomenclatura (assim como a tão errônea nomenclatura para matéria-negra ou buraco negro). Este fantasma irá perseguir a cultura ocidental e mundial por um bom tempo assim como o nome Seu Madruga (no lugar de Don Ramón Valdés), O Império do Besteirol Contra-ataca (de Jay and Silent-Bob Strykes Back) ou até mesmo o lendário Curtindo a vida adoidado (do original Ferris Bueller's Day Off).
Agora esse tipo de coisa eu até deixava passar, sou uma pessoa compreensiva (mentira!!), o que me doeu no fundo da alma como se eu tivesse chutado o pé da cama com o dedo mindinho foi o que um Estados Unidenses falou: "United States of America = America... Dude we are the america, we are all the america, the rest of you is such a bunch of niggers and indians." . Tudo bem, eu não ficaria irritado (ok, ficaria sim) se fosse apenas uma pessoa a ter essa medíocre opinião... Mas não, todos os estados unidenses que eu conheci lá tem a mesma fala repetida e nazista!! Isso quando eles não te chamam de mexicano (que de acordo com eles é todo o resto do mundo). No começo eu tentei não generalizar: "Ah, é apenas um garoto gordo viciado em jogos online que não possui amigos ou orgulho próprio projetando a culpa de seu fracasso em algo longe que não pode lhe machucar." ... É, eu estava errado: 90% deles são tão perdedores quanto esse cara.
Então agora fico eu divagando sobre que destino tem uma pessoa dessas, que destino tem o mundo e no que vai dar essa maldita globalização. Ótimo eu tenho um McDonald ali na esquina (no qual me recuso a comer pelos altos preços e péssimo valor nutricional) mas isso não torna o mundo um lugar não tão ruim.
O que eu respondi para o tal sujeito foi: "Se tu acha que é importante que todos saibam falar inglês, aprenda mandarim, a língua do país com a economia mais promissora e, de longe, o mais habitado."
... Não fiquei assustado quando ele respondeu: "I hate Russian"

Um comentário:

Unknown disse...

Por isso que você deveria ser um diplomata ou coisa parecida, tu não perde a calma apesar de estarem jogando pedras em você, mas entendo o que você deve sentir quando os tais estados unidenses tem seus surtos de superioridade, pra você que fala um inglês praticamente perfect é foda lidar com eles, agora imagina uma pessoa como eu que tem APENAS o 1° grau completo, não tenho nenhuma instrução em inglês, o que sei é o mais fulo "Hi" ou "we are from" coisa do tipo, então me comunicar com eles é mais dificil ainda, isso quando não pego uns engraçadinhos de plantão pra chamar os brasileiros de macacos, mas fazer o que se rebaixar ao nivel deles??? bom não sei muito de sua opinião mas como sou muito nervosinho (tu sabe o que estou falando) já apelo pro Sun of beach, deu pra intender né, meu nivel de diplomacia é = a 0, mas é isso ai gostei do blog.....